Queridos amigos,
pessoas a quem quero bem,
A Bienal começou. O Porto Alegre em Cena está quase aí. A temporada de filmes para o inverno inicia com a chegada do outono no hemisfério norte. E o que venho sugerir é que NÃO participem de nenhum desses eventos. ARTE faz mal.
A gente vê estrelas em dias nublados. Nuances de cinza em tabuleiro de xadrez. Bolhas de gás em chimarrão. Melanina em albinos, pêlos em cobras, gorduras em bailarinas. Não importa o que disserem: FUJAM!
Palavras prendem e vocês se acostumarão com as essas amarras: nós profundos de Hilda Hilst, Saramago e Caio F. Universos paralelos, beijos pesados, molhados, crueldade de Frida Kahlo, solidão de Hooper, paz de Monet, liberdade de Picasso. Luz. Inspiração. Você se torna cambaleante numa mala de dores leves e pesadas, gritantes e discretas como numa dança muda no gelo, quando você cai mas não se machuca... Teu cabelo muda de cor, teu coração gira, teu sangue pulsa, pulsa e se acalma ouvindo um lamento de Chopin, um murmúrio de Belle & Sebastian, um tom de Elis. Histórias de um mundo que só você vê. Tchaikovsky. Calcanhoto. Assasssinas, os Mamonas ones.
Amigos, se ouvirem falar em Cao Hamburger, em Nothing Hill, em Elsa e Fred , em Baz Lhurmann ou em qualquer musical saiam em disparada. Não há sentimento como nas montanhas, não há prisão como em Chicago, não há sexo como em Moulin Rouge. Cinema, arte faz mal pra alma porque nos torna sonhadores entre pessoas acordadas. Viajantes em cidades pequenas, forasteiros em mundos de uma só capital. E sentir-se-ão todos, se não seguirem meus conselhos, sozinhos em estádios lotados de futebol porque vocês, só vocês, verão gols em aplausos e festas em derrotas. Abandonem o palco, fechem os olhos quando as cortinas abrirem e durmam quando as luzes subirem. A cor que povoará seus olhos apenas poderão ser vistas por iguais a vocês. E Ronald MacDonalds não ensinou tantos assim... Peçam apenas pelo número: 1,2,3... ou um MacLanche qualquer que lhes fará Feliz (?). Tudo ficará bem porque assim serão tudo. E, se ao lado do tudo, encontrarem nada, virem-se para a esquerda e para a direita e perceberão, enfim, que estarão vocês mais próximos da maioria que...agora...
...eu.
________________
SUGESTÃO: Brilho eterno de uma mente sem lembranças.
2 comentários:
acreditas ainda que eu não assisti Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças inteiro?.. pois é.. sou um louco..
legal o blog
^^
Recebi o e-mail e vim conferir. Muito legal, o texto, o blog, a imagem dos pássaros. Gostei.
Postar um comentário